Imagem

Imagem

terça-feira, 17 de abril de 2012

Xô chulé!



O QUE É O CHULÉ?

A bromidose plantar, popularmente conhecida como "chulé", nada mais é do que o mau cheiro originário dos excrementos - isso mesmo, o cocô - de bactérias que se proliferam em nossos pés. É perfeitamente normal que esses microorganismos estejam presentes em toda sua pele, já que a transpiração os atrai e lhes dá bastante alimento.

POR QUE NOS PÉS?

Com 250 mil glândulas sudoríparas, os pés estão entre as partes do corpo que mais transpiram e, consequentemente, mais atraem as bactérias. Entretanto, esse não é o único motivo do odor. O ambiente quente e úmido dentro dos sapatos também facilita o crescimento bacteriano e fúngico na pele e unhas. Além disso, o suor que os pés produzem não desaparece com facilidade, por conta do ambiente fechado dos tênis e meias. Corredores têm mais chances de sofrer com o problema, já que durante a prática esportiva a produção de suor aumenta.

COMO EVITAR?

Evite calçar sapatos imediatamente após o banho, permitindo assim que seus pés sequem completamente. Com uma toalha ou um secador de cabelos, procure se livrar de qualquer tipo de umidade. O uso de talcos antissépticos é uma boa pedida, já que ajudam a manter o pé seco e têm efeito antimicrobiano. Além disso, outra dica, ainda mais importante para quem corre, é não usar o mesmo par de sapatos dois dias seguidos. Essa alternância permite que os calçados sejam arejados entre os usos. Deixe-os respirar por, pelo menos, 24 horas antes de calçá-los novamente.

COMO TRATAR?

Para se livrar do chulé é preciso tomar cuidado com a higiene. Lave bem os pés: use sabonete antibacteriano e não se esqueça de reservar um cuidado especial para o vão entre dedos, principal "casa" dos microorganismos. Isso faz com que a ação dos fungos e bactérias seja dificultada. Os talcos antissépticos pós-banho continuam sendo opção. Caso o cheiro persista, o indicado é procurar um médico, que poderá prescrever remédios capazes de matar as bactérias e reduzir a transpiração dos pés.

Desenhos Emos - Arte e Produção: Júnior Nascimento. É proibida a reprodução publicado nesta página, no todo ou em parte, sem autorização escrita do autor, sujeito às penalidades previstas na Lei 9.610/98 de direitos autorais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário